quinta-feira, dezembro 29, 2005

Vamos tomar banho mais cedo

Terminada a votação, verifica-se que “Significa que vou tomar banho mais cedo” recolheu exactamente 50% dos votos, no que parece constituir um apoio quase esmagador a jogos mais curtos ou, quiçá, menos palavrosos. “Sim (significa o fim da SAD)” recolheu 22% dos votos vindos da ala mais radical do movimento anti-SAD, movimento que nos últimos tempos parece mais revigorado. Por outro lado, “Não (não significa o fim da SAD)” recolheu 17% dos votos, provavelmente vindos de associados mais conciliadores que tentem travar o poder crescente dos radicais antisadianos. Aparentemente, o balanço começa a pender para os radicais embora a margem de erro deixe ainda alguma esperança aos pacifistas. Finalmente, as respostas “Significa que o Traka vai passar a correr mais” e “Não sabe/Não responde” recolheram, cada uma, exactamente 6% dos votos. Os analistas atribuem estes votos a leitores mais esclarecidos que não querem, por um lado, “ir tomar banho mais cedo” por respeito aos intervenientes no espectáculo, e por outro, não se querem envolver em lutas fratricidas pelo poder. Há quem pense que os 6% de votos em “Significa que o Traka vai passar a correr mais” podem ser interpretados como um apelo lancinante aos tempos saudosos em que o referido atleta fazia portentosas exibições de vigor. No entanto a margem de erro não permite conjecturar que tais especulações tenham algum fundo de verdade.
O que é inegável é que 50% dos votantes acredita que, com o regresso do PS, “vai tomar banho mais cedo”. Mais palavras para quê?

Prof. M. R. de Sousa, Analista Convidado


(Chama-se a atenção dos leitores deste blog que, de modo a complementar este estudo, já se encontra a decorrer uma nova sondagem. Não se esqueçam de votar.)


Ficha Técnica: Sondagem efectuada pela NSAD Sondagens SA para o blog A Nossa SAD realizada nos dias 28 e 29 de Dezembro de 2005. O Universo é constituído por indivíduos dos ambos os sexos, com mais de 18 anos, recenseados eleitoralmente e que visitaram nesses dias o referido blog. Votou quem quis, quem não quis não votou. Foram efectuadas 117 tentativas de voto das quais apenas 18 foram validadas a que corresponde a percentagem de 15%, significando que muitos tentaram votar ilegalmente, alterando a estratificação da amostra, pensando que enganavam o sistema. Sacanas! O erro de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de mais ou menos 2,93% mas o melhor é arredondar para 3% por causa das coisas. Um exemplar deste estudo está depositado na Alta Autoridade para a Comunicação Social.

Sem comentários: